VI SERS - Simpósio Estadual de Representações Sociais e Educação e I SIERS - Simpósio Internacional de Representações Sociais, Educação e Subjetividade

SUBMISSÃO



Prazo para Submissão Prorrogado - 10 de agosto


Eixos temáticos:

  1. Representações Sociais: Questões teórico-metodológicas;
  2. O movimento das Representações Sociais: emergências epistemológicas;
  3. Representações Sociais e Educação;
  4. Representações Sociais no campo da Saúde;
  5. Representações Sociais e debates Contemporâneos.
Normas para submissão


I - Comunicação oral: Objetiva expor relato de experiência ou pesquisa concluída, e pode ser organizado por no máximo quatro autores. Sua apresentação se dará de forma oral, com tempo máximo de 15 minutos, num grupo de até 10 trabalhos, com discussão no final das apresentações. Os trabalhos completos nessa modalidade serão os ARTIGOS CIENTÍFICOS e deverão conter entre 08 a 10 laudas, incluindo-se as referências e o resumo. Para a elaboração do texto, o(s) autor(es) deverá(ão) seguir as normas recomendadas pela ABNT para elaboração de artigo científico. Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão objeto de exposição oral e publicados nos anais do evento;
NORMALIZAÇÃO E FORMATAÇÃO Para digitação do trabalho o autor deverá observar as instruções a seguir: 

Normas gerais:
a) o arquivo, elaborado em editor de texto (Word) deverá ser enviado em extensão “.doc”;
b) papel tamanho A4;
c) margem superior e esquerda com 3 cm;
 d) margem inferior e direita com 2,5 cm;
 e) páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita);
f) fonte: Times 12
g) citações recuadas, tamanho 11.
h) texto justificado.
Elaboração do Texto: O texto deverá apresentar os seguintes elementos:
a) título;
b) autores/instituição;
c) resumo;
d) três palavras-chave;
e) introdução;
f) desenvolvimento;
g) considerações finais ou conclusão (não necessariamente com estes títulos);
h) referências.

Normas gerais para a formatação do artigo

Título do Trabalho - deverá ser apresentado em negrito, todos os caracteres maiúsculos, tamanho da fonte 14, centralizado, espaçamento 1,5.
Autores- Deixar uma linha em branco de 1,5 cm entre o título e o nome do autor. Para os nomes dos autores, deverá ser utilizado o tamanho da fonte 12, alinhamento à direita, espaçamento simples. Em havendo co-autores, deixar uma linha em branco, com espaçamento simples entre eles. Na linha seguinte indicar o e- mail do autor/co-autores. Após o último nome da lista (autor/co-autores), deixar uma linha em branco (espaçamento simples) e informar o eixo temático (que consta na página do evento) na qual o trabalho está inscrito.
Resumo: O resumo deve trazer tema/problema, objetivo, metodologia, principais referências utilizadas e algumas considerações. A formatação do texto do resumo deverá seguir as seguintes normas: a) deixar uma linha em branco, espaçamento simples, entre Agência Financiadora e o resumo; b) digitar a palavra “Resumo” com tamanho da fonte 12, negrito, espaçamento simples; c) deixar uma linha em branco, com espaçamento simples; d) escrever o texto do resumo, que deverá ser parágrafo único, contendo entre 250 a 300 palavras, tamanho da fonte 12, justificado e sem margem de parágrafo.
Palavras-chave- Entre o resumo e “Palavras-chave:”, deixar uma linha em branco, com espaçamento simples. O texto deve conter “Palavras-chave:” em negrito, tamanho 12. A indicação de 3 palavras-chave, sem negrito, separadas por ponto.
Corpo do Texto: Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais ou Conclusão. Entre o item “Palavras-chave” e o primeiro subtítulo deverá ser deixada uma linha com espaçamento de 1,5. A margem de parágrafo no texto (1.ª linha) é de 1,25. Entre os parágrafos do texto não pode haver linhas em branco. As citações diretas, com mais de três linhas, deverão estar com espaçamento simples e recuo de 4 cm, com fonte 11, justificado, sem margem de parágrafo e com 2 (duas) linhas com espaçamento 1,5 (30 pt, na notação do Word) cada acima e outra abaixo da citação. Todos os autores referenciados no texto deverão estar presentes nas Referências. Caso seja necessário incluir no texto ilustrações (fotos, figuras, esquemas, quadros), estas devem ser referendadas no texto.
Referências - Deverão estar ao final do texto, trazendo exclusivamente as obras citadas. Elas estão dentro do número de páginas definido pelo evento. Deixar uma linha com espaçamento 1,5 entre a última linha do último parágrafo e o título
“REFERÊNCIAS”. Este deverá ser em negrito, todas maiúsculas, centralizado. Deixar uma linha em branco, espaçamento 1,5 após o título “REFERÊNCIAS”. As referências deverão ser digitas em espaçamento simples, deixando uma linha em branco entre cada referência, seguindo as normas da ABNT.

II - Pôster: Objetiva expor relato de experiência ou pesquisa em andamento. O trabalho poderá ser organizado por até dois autores. Sua apresentação será feita via painéis em local, data e horário a serem estipulados pela organização do evento. Os autores deverão permanecer ao lado do seu pôster durante o tempo indicado na programação para a exposição. Os trabalhos nesta modalidade serão RESUMOS EXPANDIDOS e deverão conter entre 4 e 6 laudas, incluindo-se as referências. A apresentação do pôster observará as seguintes especificações: título, autor(es) com email, instituição que representa(m),introdução/justificativa, objetivos, marco teórico, metodologia, resultados e referências. Deverá atender às medidas de 90 cm de largura por 1 m e 10 cm de comprimento. No local haverá painéis, para facilitar a colocação dos pôsteres os autores deverão trazer fixadores. Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão objetos de exposição oral e publicados nos anais do evento.

Normas gerais para a formatação do Resumo Expandido

TÍTULO em fonte Times New Roman, em corpo 14, negrito, caixa alta e baixa (só iniciais maiúsculas), usando no máximo 200 toques, cerca de duas linhas (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras);
 O(s) nome(s) do(a/s) Autor(a/es) em fonte (tipo) Times New Roman, em corpo 12, redondo (normal);
O(s) nome(s) completo(s) da(s) instituição(ões) a que está(ão) vinculado(a/s) o(s) autor(es), como docente, pesquisador ou aluno, em fonte (tipo) Times New Romanem corpo 12, redondo
Resumo:
O documento deverá ser enviado em formato de arquivo doc. O resumo deverá ser redigido em português, conter no mínimo 04 e no máximo 06 laudas, em fonte Times New Roman, margem superior e inferior com 2,5 cm e margem esquerda e direita com 3 cm,  usando exclusivamente a fonte Times New Roman,em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, e margens justificadas (alinhadas à esquerda e à direita), e contemplar: o problema ou questões da pesquisa/experiência, objeto de estudo, objetivo, metodologia e conclusões. incluindo as referências bibliográficas, tabelas e ilustrações. Para destaques, usar, apenas, o corpo itálico (grifo), excluindo-se totalmente o sublinhado e palavras em caixa alta (a não ser em siglas que não formem palavras, exemplo CNPq) e, nas referências bibliográficas, nos sobrenomes dos autores. As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda maior (2,5) que a do parágrafo; as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.
Palavras-chave: Inserir as palavras-chave, em seqüência na mesma linha, podendo ter um mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco) palavras-chave, separadas por . (ponto). Usar fonte Times New Roman em corpo 12.
Referências : Em fonte Times New Romanem corpo 11 (onze), com espaçamento simples entre as linhas. As referências ,no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas da ABNT para trabalhos científicos. Cada referência deve ocupar um parágrafo e devem estar separados por dois espaços simples.


Quesitos que serão considerados na avaliação dos trabalhos:

- Estrutura em conformidade com o conteúdo;
- Adequação do título ao conteúdo;
- Respeito às normas da língua;
- Objetividade, clareza e concisão;
- Relação clara com a teoria das representações sociais;
- Adequação metodológica;
- Aplicação/articulação dos fundamentos da teoria na análise e discussão dos dados;
- Atendimento dos objetivos;
- Conclusão focada nos resultados do estudo;
- Adequação às normas da ABNT.


Os trabalhos poderão ser aprovados, receber indicação para revisão dos autores no prazo inadiável de 7 dias, ou não aprovados. A revisão dos autores será novamente avaliada pela comissão.
TODOS OS AUTORES DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO

61 comentários:

  1. Boa tarde, gostaria de ter certeza da não inclusão do tópico metodologia no corpo do artigo científico. Aguardo confirmação.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, sobre o tópico e) páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita), vocês querem que a página 1 seja na segunda folha ou apenas suprime a numeração da página 1?

    ResponderExcluir
  3. A exposição da pagina inicia-se na página 2.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!
    Tenho trabalhos para enviar, porem nem todos os autores terão disponibilidade para participar do evento, precisa todos os autores estarem escritos?

    ResponderExcluir
  5. Primeiro pago o valor da inscrição para depois submeter o texto? Onde submeto o texto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A submissão só é aberta após o pagamento da inscrição.

      Excluir
  6. Por favor, expliquem claramente como funciona o processo de inscrição/submissão de artigos. Grato!!

    ResponderExcluir
  7. Prezado, você deve acessar http://sistema.visers.com.br, realizar o cadastro, gerar boleto, efetuar o pagamento e submeter seu texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Efetuei o pagamento no dia 03/08 e até o momento (06/08 / 10h02min)consta no sistema a mensagem "not_paid". O que está acontecendo? Onde, especificamente, devo submeter o artigo?

      Excluir
    2. prezado Augusto, encaminhe seu comprovante para simposioers@gmail.com

      Excluir
  8. Mesmo caso. Efetuei o pagamento dia 04/08. Até o momento a mensagem é "not_paid". Outra pergunta: Estarei enviando (pôster) como autora e tem uma co-autora. Essa pessoa terá que estar presente também?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Acabei de consultar e já consta "paid" e aparece a opção "submissão". Ainda mantenho a pergunta sobre se a co-autora também deverá estar presente ou deverá apenas estar inscrita? Att

    ResponderExcluir
  11. Olá Cristina! Embora não seja membro da comissão, penso que posso tirar a dúvida. Nos trabalhamos que têm co-autoria exige-se apenas a presença de um dos membros para apresentação. Entretanto, todos devem estar inscritos no evento conforme normas para submissão dos trabalhos.Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Viviane. Muito obrigada. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia. Projetos em andamento e sem resultados ou conclusões definidas podem ser submetido?

    ResponderExcluir
  14. Prezada,
    Para pesquisas em andamento, você poderá submeter na modalidade pôster.
    Att

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Fiz o pagamento mas o sistema ainda não atualizou, como devo proceder para submeter o artigo se o prazo acaba amanhã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prazo foi prorrogado para 25 de agosto. Favor, encaminhar comprovante para o email: simposioers@gmail.com
      Att;,

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Fiz a inscrição, porém ainda não foi disponibilizado o boleto para pós-graduando. Como fica a situação da submissão do artigo, com o prazo final sendo amanhã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prazo foi prorrogado para 25 de agosto. Favor, encaminhar comprovante para o email: simposioers@gmail.com
      Att;,

      Excluir

  19. Bom dia, estou submetendo o trabalho cientifico e gostaria de esclarecer uma duvida: É necessário que todos os autores estejam inscritos no evento (efetuar agamento tambem?), ou somente o autor principal? Grata e aguardando parecer.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde!
    Realizei o pagamento mas ainda não está reconhecido no site.
    Caso não atualize ainda hoje vcs darão prazo maior para quem realizou pagamento em dia mas o site não habilitou o envio?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prazo foi prorrogado para 25 de agosto. Favor, encaminhar comprovante para o email: simposioers@gmail.com
      Att;,

      Excluir
  21. Realizei o pagamento ontem. E no sistema ainda consta como não pago. Como devo proceder para submeter o artigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prazo foi prorrogado para 25 de agosto. Favor, encaminhar comprovante para o email: simposioers@gmail.com
      Att;,

      Excluir
  22. Gostaria de fazer uma contribuição construtiva, sugiro que as respostas sejam respondidas em tempo hábil! Pois é um evento importante com visibilidade nacional, e há muitas dúvidas sem respostas ou com respostas sendo respondidas dias depois. Além disso, a comissão também tem demorado em responder no portal de inscrição, uma vez que, precisamos dessas respostas para otimizarmos o pagamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Vanessa, As mensagens, exceto as do blog, são respondidas com menos de 24h. Com relação à submissão, solicitamos que encaminhe seu comprovante de pagamento para o email: simposioers@gmail.com
      Ressaltamos que prazo de submissão foi prorrogado para 25 de agosto.

      Excluir
  23. Quero me inscrever nesse evento, já me cadastrarei e acabei de gerar boleto. Como ainda dá tempo mandar o artigo se só é até hoje? E como e onde submeter meu artigo? Aguardo resposta urgente!

    ResponderExcluir
  24. O prazo foi prorrogado para 25 de agosto. Favor, encaminhar comprovante para o email: simposioers@gmail.com
    Att;,

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, Poliana! Eu efetuei o pagamento já tem 07 dias, e não consta ainda a opção para que eu possa submeter o meu trabalho. Enviei semana passada um email, mas ainda não obtive resposta. O que faço?

    ResponderExcluir
  26. Prezado Omoni,

    Qual seu email? É possível reencaminhar para o email: simposioers@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Bom dia! Efetuei o pagamento da minha inscrição dia 09/08 e até hoje, 20/08, não foi liberada a submissão. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  28. Bom dia! Efetuei o pagamento da minha inscrição dia 09/08 e até hoje, 20/08, não foi liberada a submissão. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  29. Prezada Elis,
    Favor encaminhar para o email: simposioers@gmail.com.
    Att

    ResponderExcluir
  30. Boa noite comissão,
    Não consigo gerar o boleto e gostaria de maiores esclarecimento de como agir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Felipe,
      Envie sua demanda para simposioers@gmail.com. Relate a data de inscrição. Não se preocupe que tudo será resolvido.

      Att.,

      Excluir
  31. Boa tarde!
    Fiz minha inscrição para o simpósio e nenhum boleto foi gerado, sendo que a data limite para pagamento
    do boleto informado no site é até hoje. Como faço para submissão de trabalho se o boleto não foi gerado?
    Grata!
    Att
    Elaine Da S. Alves

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde!
    Fiz minha inscrição para o simpósio e nenhum boleto foi gerado, sendo que a data limite para pagamento
    do boleto informado no site é até hoje. Como faço para submissão de trabalho se o boleto não foi gerado?
    Grata!
    Att
    Elaine Da S. Alves

    ResponderExcluir
  33. Prezada Elaine,
    Envie sua solicitação para simposioers@gmail.com. Por favor, cite as datas de inscrição. Não se preocupe que iremos resolver.

    Att.,

    ResponderExcluir
  34. Prezada(o)s,
    Gostaria que informassem, por gentileza, onde consta o limite de trabalhos na qualidade de "coautor". Pois, ao tentarem submeter um trabalho onde estou como coautor o sistema informa que atingi o numero de trabalhos. Examinei as recomendações e não encontrei essa informação. Nesse caso, como devo proceder? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde. Gostaria de saber se no resumo expandido temos que produzir o resumo, já que pedem palavras chaves do trabalho, e nas normas do texto não fica clara esta posição. Obrigado

    ResponderExcluir
  36. Boa noite!
    Fiz minha inscrição desde o dia 22/08/2016 e o pagamento dia 23/08/2016
    e não aparece a opção submeter trabalho quando eu realizo o meu login.
    Como devo proceder?
    Att
    Elaine Alves

    ResponderExcluir
  37. Bom dia, Eliane,
    Você poderia reencaminha seu comprovante para simposioers@gmail.com?
    Grata.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde!
    Já enviei meu trabalho e gostaria de saber se é possível substituí-lo, pois verifiquei que há um erro quantos a um dos dados informados. Grata, Elisvânia

    ResponderExcluir
  40. Prezada Elisvânia,
    Favor encaminhar essa demanda com urgência para simposioers@gmail.com.

    Att.,

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde!
    Qual a previsão para divulgação dos trabalhos aceitos? Recebemos a informação via email ou acessaremos como nosso login?Grata!

    ResponderExcluir
  42. Prezada Viviane,

    Até meados de setembro. Será via sistema. Att.,

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde,

    Existe alguma norma para a apresentação de Comunicação Oral?

    ResponderExcluir
  44. Boa noite!

    Prezadxs, gostaria de saber se serão disponibilizados computador e notebook nas apresentações dos GTs.

    Grata!

    ResponderExcluir